Outro filme interessante, disponível no Netflix, é o chileno "Sin Filtro" ou No Filter. Direção de Nicolás López. O mais legal dessa estória é que se ela acontece em tempos atuais de cybercultura, a nossa modernidade líquida, como nos ensinou Bauman. Com humor e leveza (não leve o filme muito a sério!), através da personagem Pía (Paz Bascuñán), vamos vivendo situações típicas da atualidade:
"O filme apesar de um pouco clichê, traz dezenas assuntos da atualidade, como a independência e poder feminino, deixando de lado o padrão “Bela, recatada e do lar”, a era YouTubers e digital que está sufocando as nossas vidas de conteúdo irrelevante, a valorização de atributos físicos em ambientes profissionais e principalmente o poder das redes sociais como o Facebook e Whatsapp" (Crítica disponível em http://www.criticacriativa.com.br/critica-no-filter-netflix/).
Outro aspecto bacana está relacionado ao próprio título do filme, por que "sem filtro"? Pía é uma profissional bem-sucedida, em torno dos seus 40 anos, que atua em uma agência de publicidade e, de repente, se vê preterida por uma menina bem mais nova, uma youtuber de sucesso. É casada com um "artista" fracassado que tem um filho adolescente chatijo, ambos vivem às custas dela. Soma-se um vizinho mal educado, habituado a dar festas e ouvir música alta constantemente. Ah! E uma amiga autocentrada, que só a procura para falar de si e uma irmã demandante. Acontece que Pía não consegue impor limites aos outros, não é capaz de dizer o que pensa e sente de verdade e, então, cada dia consome mais ansiolíticos e outros medicamentos.
Até que encontra um panfleto na rua e resolve procurar o tal chinês acupunturista que promete solucionar qualquer problema. Pois é, maior cara de enrolação.rs, mas a tentação de encontrar a solução fora da gente é tentadora, né não? Quem nunca? Sem spoiler, posso dizer que o tratamento do chinês funciona e Pía passa a não filtrar mais nada e sai enquandrando tudo e todos. Podem imaginar alguém sem papas na língua?
É divertido! ;-)
Comentários
Postar um comentário