Estou encantada com o filme americano Her (Ela), de Spike Jonze, diretor de "Quero ser John Malkovich" e "Adaptação". A sinopse oficial é essa:
"Em um futuro não muito distante, o escritor solitário Theodore (Joaquin Phoenix) compra um novo sistema operacional desenhado
para atender todas as suas necessidades. Para surpresa de Theodore,
começa a se desenvolver uma relação romântica entre ele e o sistema
operacional. Essa história de amor não convencional mistura ficção
científica e romance em um doce conto que explora a natureza do amor e
as formas como a tecnologia nos isola e nos conecta".
São muitas as questões após o filme... para onde caminhamos como seres inter-agentes? Como estamos nos comunicando? Que tipo de relações estamos construindo? O que nos distingue das máquinas com as quais nos "relacionamos" em tempos "cyber"?
Theodore (Joaquin Phoenix) escreve cartas a mão para pessoas com dificuldade de expressar os próprios sentimentos (Na verdade, ele dita o texto para um computador, cujo software o transcreve com letra cursiva!). Nesse contexto futurista, surge um SO (Sistema Operacional) de última geração, com inteligência artificial, e as pessoas começam a abandonar os relacionamentos humanos, em favor de namorado(a)s virtuais, construídos para se adaptarem às necessidades dos clientes.
Claro que o SO (Samantha, voz de Scarlett Johansson, maravilhosa!!) não contesta, não decepciona, é sempre compreensivo e fala aquilo que seu "dono" quer ouvir. É a relação ideal. Será? Estaremos perdendo a capacidade de sermos humanos? De construirmos relações de carne e osso?
Além de um argumento maravilhoso, atuação impecável de Joaquin Phoenix e de Scarlett Johansson (como tanto pode ser transmitido apenas pela voz!), a trilha do Arcade Fire é algo a mais, muito bom! E Karen O cantando "The moon song" com Ezra Koenig? Não perca não... corra e vá ver esse filme! ;-)
Deixo você com o trailer! A página do filme no face é essa: https://www.facebook.com/herthemovie
Comentários
Postar um comentário