O documentário de Win Wenders sobre/para a bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch é tocante. A criatividade do diretor de Paris, Texas, Asas do Desejo e do maravilhoso documentário Buena Vista Social Club traduz a profundidade e delicadeza do olhar perscrutador de Pina sobre as emoções humanas. O resultado é um filme para ser contemplado, sorvido com a alma, não compreendido com a razão.
Wenders, Pina e os bailarinos da companhia Tanztheater Wuppertal Pina Bausch trabalharam intensamente por 6 meses. Pina selecionou para o documentário em 3D as obras "Café Müller", "Le Sacre du Printemps", "Vollmond" e "Kontakthof". O ensaio para a filmagem foi finalmente marcado. Eis que, sem nenhum aviso, Pina vem a falecer a dois dias do ensaio geral. Era o dia 30 de junho de 2009.
Após reflexões, insistência e um período de luto óbvio, Win Wenders resolve dar continuidade ao projeto (para nossa sorte!). As peças no palco - envolventes, também por estarem em 3D - são intercaladas com as tomadas externas nos arredores de Wuppertal e depoimentos dos bailarinos sobre Pina e a experiência de trabalhar com alguém fora do comum.
"As palavras são apenas invocações do que existe, por isso existe a dança"
Pina Bausch
Confira a página de divulgação do filme no Brasil: www.pina3d.com.br
Veja, também, uma amostra da trilha sonora encantadora deste belo trabalho: Trilha Sonora Pina
Comentários
Postar um comentário