O filme italiano Saturno Contro, traduzido como "Saturno em Oposição", do diretor Ferzan Ozpetek (o mesmo de "O primeiro que disse"), é emocionante. O título já dá um ideia do que vamos encontrar, afinal, como disse Graziella Marraccini: "Nos momentos em que Saturno está em conjunção, em quadratura, ou em oposição a um planeta pessoal do seu mapa, certamente você terá pela frente um período duro, difícil e permeado de barreiras a serem superadas".
Essa estória fala de amizade, o núcleo central é um grupo que se conhece há anos, se curtem, reunem-se, riem juntos, se compreendem sem que palavras precisem ser ditas. E, sem mais, esse grupo precisa lidar com a morte de um deles... dar suporte ao amigo que perdeu o companheiro, elaborar sua própria perda, seu luto, ao mesmo tempo, em que precisam lidar com suas crises individuais.
Toda a situação é trazida com sutileza, mas o não-dito, o não-mostrado, os silêncios, nossa, como tem o poder de emocionar. Confesso que chorei horrores... (sou suspeita, sempre chorei com la Bamba, laços de ternura, naquele filme dos trapalhões antigo, que o cachorrinho morre e revive com o pó mágico, enfim, eu sou uma manteiga derretida.rs).
O mais bonito do filme, sem dúvida, é a relação de amizade que une essas pessoas e como cada um coloca suas próprias vidas em segundo plano, em função de ajudar o amigo a passar pelo "revés de saturno", apoiando-se mutuamente e conseguindo viver, dentro da tristeza da perda, momentos de alegria. Amigos, a família que a gente escolhe!
Trailer legendado aqui: http://www.youtube.com/watch?v=YcffOUPdwXs
Comentários
Postar um comentário